Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2012 - 14h00

Economia global vai crescer menos de 2,5% em 2012, prevê ONU

Publicidade

DENISE LUNA
DO RIO

O principal relatório publicado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) apontou nesta quarta-feira (12) que o crescimento econômico mundial em 2012 será menor do que em 2011, podendo ficar abaixo dos 2,5%.

Em 2011, a economia global evoluiu 2,7% em relação a 2010, ano em que a média do crescimento econômico de todas as nações havia sido de 4,1%.

Segundo a UNCTAD, o desempenho este ano será arrefecido principalmente pelo fraco crescimento das economias desenvolvidas, que teriam lançado mão cedo demais da austeridade fiscal e compressão salarial, o que estaria impedido o crescimento maior da economia.

Pela previsão do órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), os países desenvolvidos devem crescer 1% este ano, "uma combinação de uma recessão renovada na União Europeia com o crescimento de cerca de 2% nos Estados Unidos e Japão", prevê no relatório.

Já as economias em desenvolvimento e transição deverão ter em média crescimento de 5% e 4%, respectivamente.

O relatório observa que entre 2006 e 2012, 74% do crescimento da produção global foi gerado por países em desenvolvimento, em comparação a apenas 22% dos países desenvolvidos.

Advertências sobre programas de austeridade foram dadas pelas UNCTAD em 2010, que alertava que o desafio para a recuperação não era a alta dívida do governo, mas a falta de manda interna.

O relatório adverte que a economia está desacelerando em todas as regiões do mundo, já que a redução do crescimento das economias desenvolvidas prejudicam as exportações para esses mercados pelos países em desenvolvimento.

"Um número de países em desenvolvimento está realizando políticas contínuas anticíclicas que apoiam a demanda doméstica", diz o relatório, "mas estas não serão sufciientes se o crescimento não atingir as grandes eocnomias avançadas", propõe.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página