Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2012 - 10h56

Setor industrial dos EUA tem trimestre mais fraco em três anos

Publicidade

DA REUTERS, EM NOVA YORK

O setor industrial dos Estados Unidos encerrou o seu trimestre mais fraco em três anos este mês, com a demanda externa por bens norte-americanos continuando a cair, de acordo com uma sondagem do instituto Markit revelado nesta quinta-feira.

O instituto Markit informou que o resultado preliminar do chamado Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) ficou em 51,5 em setembro, inalterado ante agosto. Uma leitura acima de 50 indica expansão.

O índice registrou média de 51,5 no terceiro trimestre, abaixo dos 54,2 registrados entre abril e junho, atingindo o pior resultado desde o terceiro trimestre de 2009.

No patamar de 51,2, o componente de produção atingiu o menor nível desde setembro de 2009.

"Com a produção crescendo ao menor ritmo desde que a recuperação começou, o setor industrial pode até mesmo ter agido como um peso sobre a economia no terceiro trimestre", disse o economista-chefe do Markit, Chris Williamson.

'MAIS PRÓXIMO DA ESTAGNAÇÃO'

Depois de crescer ao ritmo de 1,7% entre abril e junho, a economia deve ter chegado "mais próximo da estagnação" entre julho e setembro, disse Williamson.

O setor industrial foi um dos poucos com contribuição positiva para o crescimento em 2010 e 2011, mas começou a desacelerar este ano.

Recessões em muitos países da Europa e um menor crescimento na Ásia contribuíram para minar as exportações dos EUA.

Embora as novas encomendas gerais recebidas pelas fábricas dos Estados Unidos tenham aumentado em setembro, as empresas enfrentaram a redução mais acentuada nas novas encomendas de exportação em quase um ano. A queda nas exportações este mês foi a quarta consecutiva.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página