Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2012 - 14h19

À ONU, Obama falará de protestos contra vídeo anti-islã e Irã

Publicidade

DA REUTERS

O presidente dos EUA, Barack Obama, deverá falar em seu discurso à Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (25), sobre a onda de protestos provocada recentemente pela publicação de um vídeo supostamente anti-islã no YouTube e sobre a necessidade de evitar que o Irã obtenha uma bomba nuclear.

"O presidente deverá falar dos problemas recentes no mundo muçulmano e do contexto maior das transições democráticas no mundo árabe", disse nesta segunda-feira o secretário de Imprensa da Casa Branca, Jay Carney. "A Assembleia Geral das Nações Unidas apresenta outra oportunidade para que ele destaque que o Irã não pode desenvolver uma arma nuclear."

Na chegada a Nova York, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou estar "pronto para o diálogo, essencial para a resolução dos problemas", mas destacou que, caso sofra um ataque israelense, o país estará "pronto para se defender", empregando "odos os meios de defesa à nossa disposição".

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, sugeriu que Israel poderia atacar instalações nucleares do Irã e criticou a posição do presidente dos EUA, Barack Obama, que o uso de sanções e da diplomacia por mais tempo para impedir o Irã de obter armas nucleares.

O Irã nega que esteja buscando produzir armas nucleares e diz que seu programa é pacífico, voltado para a geração de energia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página