Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2012 - 20h36

Pesquisa coloca Chávez dez pontos percentuais à frente do rival

Publicidade

DA REUTERS, EM CARACAS

O candidato da oposição Henrique Capriles cresceu nas intenções de voto para a eleição presidencial venezuelana de 7 de outubro, mas mesmo assim está dez pontos percentuais atrás do presidente Hugo Chávez, segundo duas fontes que tiveram acesso a resultados de uma pesquisa inédita.

O presidente socialista tem 47,3%, contra 37,2% de Capriles, candidato único da oposição, segundo dados do respeitado instituto Datanalisis citados pelas duas fontes. Na pesquisa anterior, a vantagem de Chávez era de 12,5 pontos percentuais.

Segundo essas fontes, a pesquisa foi feita entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro, e a margem de erro é de 2,4 pontos percentuais. O Datanalisis não respondeu a um pedido para confirmar os detalhes.

Chávez lidera a maioria das pesquisas, mas esses levantamentos são sempre polêmicos e divergentes no país. O instituto Consultores 21 diz que os dois candidatos estão praticamente empatados.

Em sua campanha eleitoral, Chávez tem intensificado os gastos públicos em programas sociais, aproveitando os dividendos do petróleo, e se vale também do seu carisma e das suas raízes humildes para convencer o eleitorado a lhe dar um novo mandato de seis anos. Capriles, um jovem governador estadual, espera se beneficiar do descontentamento da população com a criminalidade, o desemprego e a escassez de produtos.

Há meses ele percorre o país visitando favelas e aldeias para conversar com eleitores e tentar virar o voto de chavistas oscilantes. Ele também tenta transmitir uma imagem de maior jovialidade em contraposição ao seu adversário, que neste ano passou vários meses se submetendo a um tratamento contra um câncer.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página