Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2012 - 23h15

Na reta final da campanha, pesquisas venezuelanas se contradizem

Publicidade

DA REUTERS

Pesquisas divulgadas na quarta-feira na Venezuela apresentam resultados contrastantes sobre a eleição presidencial de 7 de outubro, na qual o presidente Hugo Chávez enfrenta o oposicionista Henrique Capriles.

A maioria dos institutos aponta Chávez na liderança, mas os percentuais de Capriles vêm crescendo na reta final da campanha. As pesquisas na Venezuela são notoriamente polêmicas, e a opinião pública muda rapidamente.

Chávez, que diz comandar uma "revolução socialista", está no poder desde 1999 e pleiteia mais seis anos no cargo, o que lhe permitirá completar duas décadas como presidente. Já Capriles promete um governo inspirado na "esquerda moderna" brasileira, conciliando bem estar social e respeito à iniciativa privada.

A pesquisa divulgada pela respeitada empresa Consultores 21 mostra Capriles com uma ligeira vantagem de 0,8 ponto percentual sobre Chávez (46,5% e 45,7%, respectivamente), o que está dentro da margem de erro e é semelhante ao resultado do levantamento anterior, em agosto.

Já o Hinterlaces dá 50% de intenções de voto para Chávez, contra 34% para Capriles, e 16% de indecisos. Outro instituto, chamado Consultores 30.11, indicou uma vantagem ainda mais expressiva para o presidente, de 57,2% antes 37,5% de Capriles.

Essas três pesquisas foram realizadas ao longo das últimas semanas.

Chávez mantém elevada popularidade graças ao seu carisma e a grandes investimentos públicos em programas sociais. Nos últimos meses, em clima de campanha, ele vem entregando apartamentos, eletrodomésticos e pensões para venezuelanos pobres.

Já Capriles, um governador estadual que tem a preferência dos investidores, está percorrendo o país atrás de votos, e espera aproveitar a insatisfação dos venezuelanos com a criminalidade, o desemprego e a corrupção.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página