Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2012 - 06h56

Ex-líder sérvio-bósnio acusado de massacre diz merecer "um prêmio"

Publicidade

DA EFE

O ex-líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic disse nesta terça-feira no Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) que deveria "ser premiado" por tentar pôr fim à guerra que assolou a Bósnia entre 1992 e 1995.

"Deveria ser premiado e não acusado pelas coisas que fiz para acabar com a guerra", disse o ex-líder político na primeira audiência de sua defesa.

Definindo-se como um homem culto e "de formas suaves, que sabe entender os outros", Karadzic afirmou que nunca discriminou a população muçulmana da Bósnia, que ele acusou de ter iniciado o conflito.

"É um equívoco pensar que os sérvios começaram a guerra na Bósnia. O início da guerra não tem nada a ver comigo", afirmou perante os juízes.

"Eu nunca permiti o menor dos crimes", manteve em sua alegação, antes de afirmar que "ninguém podia pensar que ocorreria um genocídio de pessoas que considerávamos iguais".

Robin Van Lonkhuijsen /EFE
Ex-líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic sorri durante sessão do Tribunal Penal Internacional, em Haia
Ex-líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic sorri durante sessão do Tribunal Penal Internacional, em Haia

Karadzic, que disse hoje ter se limitado a "defender" a unidade territorial da antiga Iugoslávia, é acusado de crimes de guerra e lesa-humanidade pelo genocídio de quase oito mil homens muçulmanos na cidade bósnia de Srebrenica em 1995.

Sobre o assédio de Sarajevo, o ex-líder declarou que sempre sentiu "verdadeiro horror por técnicas como a dos franco-atiradores, embora tenha reconhecido que "é uma estratégia militar possível".

Espera-se que Karadzic, que conta com um total de 300 horas para desenvolver sua defesa, convoque hoje a primeira de suas testemunhas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página