Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2012 - 09h47

Tsunami chega ao Havaí sem causar danos e alerta é retirado

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O tsunami gerado pelo terremoto de 7,7 graus na escala Richter registrado nesta madrugada no litoral noroeste do Canadá chegou ao Havaí com ondas menores do que as previstas.

Terremoto atinge costa oeste do Canadá e provoca alerta de tsunami

O alerta que provocou a evacuação de cerca de 100 mil moradores da ilha foi retirado nesta manhã. "Com base nas informações disponíveis, a ameaça de tsunami diminuiu e está agora em nível informativo, e não deverá aumentar", anunciou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês). Não há registro de danos ou vítimas.

O porta-voz do PTWC, Gérard Fryer, explicou à imprensa local que as autoridades esperavam que as primeiras ondas tivessem dois metros, mas estas tiveram uma altura inferior às recebidas em março de 2011 após o terremoto do Japão, que no Havaí não causou vítimas.

O repentino chamado de evacuação, que aconteceu por volta das 21h30 locais de sábado (5h30 deste domingo no horário de Brasília), provocou fortes engarrafamentos e colapsos nas linhas telefônicas, mas pouco a pouco a situação foi sendo normalizada.

Os primeiros relatórios, citados pelo canal local KITV, falaram de ondas ligeiramente superiores a um metro, sem que se recebessem ainda informações de danos materiais.

No entanto, o PTWC lembrou que as ondas produzidas pelo tsunami podem continuar chegando até sete horas depois da primeira frente.

Os serviços de emergência habilitaram centros comunitários e colégios para que as pessoas próximas à costa pudessem esperar o fim do alerta de evacuação.

Além disso, precisaram atender e resolver as chamadas de pessoas de idade avançada ou mobilidade limitada que necessitavam de ajuda para abandonar as áreas mais perigosas perante a chegada de tsunami.

A polícia bloqueou estradas e deteve o tráfego durante várias horas para evitar que os motoristas se aproximassem da costa, especialmente em zonas como portos e enseadas, onde as ondas podem amplificar-se e causar mais dano.

Um porta-voz dos serviços de emergência do Havaí indicou que aparentemente a energia projetada pelo terremoto do Canadá não bateu diretamente no arquipélago havaiano, mas é necessário ter precaução, já que o tsunami também gera correntes perigosas.

Apesar de um impacto menor que o previsto inicialmente, o PTWC pediu para a população manter a precaução e lembrou que os problemas que poderiam ser gerados pelo tsunami foram muito menores por ter ocorrido durante a noite, quando não há turistas nas praias, banhistas ou botes navegando.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu avisos de menor intensidade para as costas dos estados norte-americanos da Califórnia, Oregon e Alasca, assim como para a Colúmbia Britânica (Canadá), onde não foi necessário realizar uma evacuação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página