Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2012 - 17h39

Ciclone Sandy deixa pelo menos 30 mortos em passagem pelos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pelo menos 30 pessoas morreram em todo o território americano durante a passagem do ciclone pós-tropical Sandy, que atinge a costa leste do país desde a noite de segunda (29).

Cientistas preparam todo ano lista de nomes de furacões
Saiba mais sobre a escala de classificação de furacões
Envie relato e foto de passagem de furacão pelos EUA

O fenômeno praticamente paralisou a costa leste dos EUA e deixou várias cidades alagadas, com lojas, escolas e repartições públicas fechadas. Segundo o Departamento de Energia, mais de 8 milhões estão sem energia elétrica em 18 Estados.

Nesta terça, o presidente Barack Obama decretou estado de emergência nos Estados de Nova York, Nova Jersey e Long Island por causa da tempestade, permitindo a liberação imediata de recursos às localidades afetadas.

O número de mortes nos Estados Unidos, no entanto, pode aumentar. A agência de notícias Associated Press informa 38 mortos em todo o país. No Caribe, a tempestade havia causado 67 mortes.

Segundo a imprensa local, a maioria das pessoas morreu em decorrência de queda de árvores provocada pelos fortes ventos da tormenta.

ESTRAGOS

Os Estados que tiveram mais estragos causados por Sandy foram os Estados de Nova Jersey e Nova York. O prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou mais cedo que dez pessoas morreram na cidade, mas que o número poderá aumentar.

Ele também confirmou a destruição de 80 casas após um incêndio em uma área costeira do Queens, no subúrbio da cidade. Bombeiros ainda trabalham no local para controlar o fogo.

A tempestade inundou todas as regiões baixas de Manhattan e deixou 750 mil sem energia elétrica. Durante a madrugada, um prédio de três andares desabou no Chelsea e na tarde de segunda um guindaste rachou e ficou pendurado no 90º andar do prédio residencial mais alto em Nova York.

Mais de 61 mil pessoas estão nos 76 abrigos improvisados em prédios públicos da cidade. Parte deles chegou a ficar sem energia, mas já está operando normalmente. Todas as cerca de 1.700 escolas públicas da cidade permanecem fechadas.

Em Nova Jersey, 5.500 moradores ficaram desabrigados e 2,4 milhões de casas foram afetadas pela tempestade e ficaram sem energia elétrica. O fornecimento só deverá ser retomado completamente em oito dias.

Mais cedo, um dique se rompeu em Moonacchie, no norte do Estado, por causa da elevação das águas de um rio local. Três condados foram alagados na região e estão com boa parte do território comprometido.

O governador Chris Christie afirmou que os danos provocados pela tempestade Sandy não têm precedentes. "O nível de devastação no litoral de Nova Jersey é impensável. É pior que qualquer coisa que eu tenha visto antes. Terrível".

PERCURSO

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou nesta terça-feira que o ciclone pós-tropical Sandy está passando pelo sudoeste do Estado da Pensilvânia, com ventos máximos de 72 km/h.

O último boletim, liberado às 11h locais (13h em Brasília), mostra que o fenômeno estava na região de Everett, a 192 km de Pittsburgh e a 232 km da Filadélfia. O ciclone está com velocidade de deslocamento de 16 km/h, em direção oeste.

As chuvas mais fortes estão previstas para Delaware, Maryland, norte da Virgínia e sul da Pensilvânia, mas não estão descartados riscos de ventos intensos na costa leste, entre os Estados de Virgínia e Massachusetts.

O órgão meteorológico alerta para fortes ventos no sul dos montes Apalaches e na região dos Grandes Lagos, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. O ciclone chegará ao território canadense na quarta-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página