Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2012 - 15h53

Republicanos que fizeram declarações sobre estupro são derrotados

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os dois candidatos republicanos que fizeram comentários polêmicos sobre estupro durante a campanha eleitoral foram derrotados nas urnas. O fracasso deles contribuiu para que seus rivais democratas mantivessem a maioria no Senado.

Todd Akin e Richard Mourdock eram considerados favoritos às vagas do Senado pelos Estados de Missouri e Indiana, respectivamente. Porém, depois do furor que causaram com suas declarações, perderam grande parte de seu apoio e os resultados das urnas apenas confirmaram sua derrocada.

Em agosto, Akin disse que as mulheres possuem defesas naturais contra "estupro legítimo". Mourdock, por sua vez, declarou há algumas semanas que a gravidez resultante de estupro é uma "vontade de Deus".

MISSOURI

Antes da polêmica, Akin aparecia nas pesquisas à frente de sua rival democrata, Claire McCaskill. Quando sua declaração foi transmitida por um canal de televisão, Akin entrou numa curva descendente na preferência dos eleitores.

O candidato foi repreendido por líderes nacionais do Partido Republicano, que pediram que ele desistisse das eleições, e perdeu boa parte do financiamento de sua campanha. Ele chegou a se desculpar pela polêmica que causou, mas não foi suficiente.

Os especialistas consideravam a candidatura de sua adversária McCaskill uma das mais frágeis do Partido Democrata, porque seu nome estava ligado a um escândalo de sonegação de impostos. Porém, a apuração assegurou sua vitória.

INDIANA

Já o republicano Richard Mourdock também foi vencido por um democrata, o candidato Joe Donnelly. Assim como no caso de Akin, a vitória republicana em Indiana era dada como certa, já que Obama não levou os votos do Estado para a Presidência.

Em Indianapolis, Mourdock admitiu a derrota na noite de terça-feira, e disse aos seus apoiadores que "foi atacado pelos seus princípios". Ele parece não ter se arrependido do seu comentário.

"Para mim, toda vida é preciosa aos olhos de Deus", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página