Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2012 - 04h03

Republicanos culpam novo perfil da população

Publicidade

PATRÍCIA CAMPOS MELLO
ENVIADA ESPECIAL A WASHINGTON

No post-mortem da candidatura de Mitt Romney, os republicanos elegeram o principal culpado pela derrota na campanha: a nova demografia do país. Os brancos foram 72% do eleitorado de 2012. Em 1980, quando o republicano Ronald Reagan venceu, eles eram 89% dos eleitores.

"O establishment branco agora é a minoria", afirmou o apresentador conservador Bill O'Reilly, explicando a derrota. "Não se trata mais da América tradicional", disse.

O Partido Republicano está na contramão da evolução demográfica dos EUA. O eleitor republicano é cada vez mais branco e mais velho; a população do país é cada vez mais hispânica (ou afroamericana) e mais jovem.

Romney teve só 27% do voto latino --o pior desempenho republicano entre hispânicos desde os 21% de Bob Dole em 1996. Segundo pesquisas de boca de urna, 93% dos negros, 71% dos hispânicos e 74% dos asiáticos votaram em Obama. E, pela primeira vez, os hispânicos foram 10% do eleitorado.

"Eu acho que os republicanos têm feito um trabalho patético na hora de atrair os eleitores 'de cor'", disse o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee na terça-feira, na rede de direita Fox News.

Analistas apostam que é a última vez que haverá dois homens brancos na chapa republicana. Marco Rubio, o senador cubano-americano da Flórida, já encabeça as listas de cotados para 2016.

Para outros especialistas, quando Romney sugeriu aos hispânicos ilegais que se "autodeportassem" para seus países de origem, sepultou as chances de vencer. George W. Bush, que tinha visão mais compassiva em relação aos ilegais, obteve ao menos 40% do voto hispânico em 2004.

Embora hispânicos, negros e mulheres tradicionalmente votem nos democratas, seu comparecimento às eleições costumava ser baixo. Mas Obama conseguiu levar às urnas um grande número deles --em Nevada, Flórida e Colorado, por exemplo, o alto comparecimento de hispânicos foi determinante.

Os republicanos também foram mal entre eleitores de 18 a 29 anos (60% votaram no presidente) e mulheres (55%).

Outros fatores apontados para a derrota foram a ação de Obama após a tempestade Sandy e, em Ohio, a oposição de Romney ao resgate das montadoras, que geram muitos empregos no Estado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página