Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2012 - 13h18

Ministro chinês critica EUA por acusar empresas de espionagem

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ministro do Comércio da China, Chen Deming, disse neste sábado que os Estados Unidos usam "a mentalidade da Guerra Fria" ao acusar as empresas de tecnologia Huawei e ZTE de espionagem e ameaça à segurança americana.

Em entrevista durante o Congresso do Partido Comunista, o dirigente chinês criticou o último informe do Congresso americano, que acusou as empresas de crimes como violação da lei migratória e suborno, além de envolvimento com o PC chinês. Tanto a ZTE quanto a Huawei negaram as acusações.

"Imaginem se a China começasse a perguntar a todas as empresas norte-americanas sobre seus laços com os partidos Democrata e Republicano? Seria um caos", afirmou o ministro, que também pediu a Washington que não misture a política com os negócios.

O relatório dos parlamentares americanos descrevem as empresas como um "cavalo de troia" dentro do país, levando informações do governo americano aos chineses, e desaconselha o uso dos aparelhos eletrônicos da ZTE e da Huawei por órgãos dos Estados Unidos.

Na China, todas as empresas integram uma célula do partido, cujo secretário faz parte da direção da companhia. Na maioria dos casos, todo o corpo diretivo é composto por membros do Partido Comunista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página