Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2012 - 18h39

Israel pode estrear sistema antimísseis integrado dentro de três anos

Publicidade

DAN WILLIAMS
DA REUTERS, EM JERUSALÉM

Uma versão mais poderosa do sistema de interceptação com que Israel diz ter derrubado 90% dos foguetes disparados pelos militantes da faixa de Gaza antes do cessar-fogo, na semana passada, deverá estar pronto para uso dentro de três anos, disse uma autoridade do setor aeroespacial na segunda-feira.

Ele afirmou que Israel precisará de apenas uma ou duas baterias do sistema Estilingue de Davi, apresentado como resposta aos mísseis de longo alcance dos guerrilheiros libaneses do Hezbollah e da Síria, após a notícia no domingo da execução do primeiro teste real.

Isaac Ben-Israel, o general-de-brigada da reserva que projetava sistemas estratégicos para o Ministério da Defesa e agora chefia a Agência Espacial de Israel, disse, em uma entrevista de rádio, que o Estilingue de Davi foi feito para derrubar foguetes com alcances de 100 quilômetros a 200 quilômetros.

O novo sistema fará a ponte entre o sistema "Domo de Ferro", que combate foguetes de curto alcance de Gaza, e o interceptador de mísseis balísticos "Arrow", já em atividade, para formar um escudo de múltiplos níveis a fim de se proteger das ameaças do Irã e dos aliados dele contra as fronteiras do Estado judaico.

"Com um sistema como o Estilingue de Davi, você pode ver um míssil vindo de longe, antes que ele caia", afirmou Ben-Israel à Rádio do Exército. "Você pode se contentar com uma bateria nacional, talvez duas." Questionado sobre quando o Estilingue de Davi estaria pronto, ele afirmou: "Em dois ou três anos, acho."

Também conhecido como Varinha Mágica, o Estilingue de Davi está sendo desenvolvido pela Rafael Advanced Defence Systems Ltd, de propriedade estatal, e pela empresa americana Raytheon Co.

Dan Shapiro, embaixador dos EUA em Israel, chamou o teste do Estilingue de Davi de "marco na cooperação da defesa antimísseis" entre os países.

Israel já usou 5 de um total de 13 unidades projetadas do Domo de Ferro. Durante oito dias de confronto em Gaza, neste mês, o Domo de Ferro teve uma taxa de sucesso de 90%, interceptando 421 foguetes lançados a partir do enclave palestino, afirmaram as autoridades israelenses.

O Domo de Ferro, no entanto, já sofreu reveses na interceptação de fogo de morteiro de curto alcance vindo de Gaza. Ben-Israel disse que o trabalho estava em andamento e outro sistema novo bloqueará esse tipo de ataque com lasers.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página