Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2012 - 20h00

França anuncia envio de ajuda humanitária a rebeldes sírios

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo francês anunciou que enviará mais de € 1,2 milhão (o equivalente a R$ 3,2 milhões) em "ajuda humanitária de emergência" à coalizão da oposição síria, que nomeou, também nesta segunda-feira, o seu "embaixador" em Londres. O representante será o presidente da Comissão Síria de Direitos Humanos, Walid Safour, conforme anúncio no site da coalizão.

Nascido em Homs, morando atualmente em Londres, Safour é um ex-professor de 62 anos que foi preso diversas vezes na Síria e participou da fundação do CSDH, em 1986. Ele também já foi representante da Irmandade Muçulmana no Reino Unido.

Depois das monarquias do Golfo, da Turquia e da França, o Reino Unido reconheceu no dia 20 de novembro passado a coalizão como "única representante legítima do povo sírio".

Os aviões sírios bombardearam na segunda-feira uma base rebelde próxima da fronteira com a Turquia, na localidade de Atima. Eles erraram o alvo, mas fizeram centenas de sírios fugirem para o país vizinho. Muitos dos sírios que fugiram para a Turquia depois do bombardeio foram amparados pelo Exército turco. Ao menos dois chegaram feridos ao outro lado da fronteira.

Nesta terça, a Turquia e a Otan (aliança militar ocidental) iniciam uma avaliação sobre onde estacionarem mísseis terra-ar nos arredores da fronteira desse país com a Síria, que se estende por quase 900 km.

Damasco diz que a instalação de mísseis Patriot no lado turco da fronteira seria uma atitude "provocativa", mas Ancara garante que eles serão usados apenas na defesa do seu próprio território, e não para criar uma zona de exclusão aérea dentro da Síria, algo que os rebeldes há meses solicitam, na esperança de neutralizar a superioridade aérea de Assad.

Os rebeldes sírios, que tentam cercar Aleppo, a segunda maior cidade do país, afirmaram nesta segunda ter bloqueado a maior parte das estradas da Província de Raqa e tomado o controle de uma represa estratégica no rio Eufrates.

O confronto entre as tropas leais ao ditador Bashar Assad e os rebeldes começaram em março passado. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede no Reino Unido, pelo menos 40 mil, pessoas já foram mortas em decorrência do conflito.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página