Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2012 - 08h14

Economia britânica cresce 1% no 3º tri, ajudada por Olimpíadas

Publicidade

DA REUTERS, EM LONDRES

A economia do Reino Unido registrou expansão de 1% no terceiro trimestre deste ano em relação ao período anterior. Os números foram mais altos devido ao impulso provocado pelas Olimpíadas de Londres, em agosto.

Segundo relatório do Escritório Nacional de Estatísticas divulgado nesta terça, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) atingiu a meta do governo local, mas não deverá se sustentar nos próximos períodos. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, a economia encolheu 0,1%.

O indicador foi impulsionado pelo crescimento de 0,6% nos gastos de consumo, maior aumento nos últimos dois anos. Os setores mais beneficiados foram lazer e cultura, os mais afetados pelo bom desempenho provocado pelas Olimpíadas.

Também foi batido recorde no setor de serviços, outra área beneficiada com o evento, com aumento de 1,3%, o maior em cinco anos. No comércio exterior, houve aumento de 1,7% das exportações e queda de 0,4% nas importações.

Os números da indústria e da construção, no entanto, foram mais baixos que o esperado. A produção industrial cresceu 0,9%, enquanto a construção teve queda de 2,6%.

O Reino Unido não está totalmente recuperado da crise financeira e ainda sofre forte influência da crise da dívida pública na zona do euro. As medidas de austeridade para diminuir os gastos públicos são as principais responsáveis por travar o crescimento econômico.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página