Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2012 - 17h03

Reeleito, Hugo Chávez volta a Cuba para tratamento médico

Publicidade

DA REUTERS

O presidente Hugo Chávez retornará a Cuba para fazer um tratamento médico, em um anúncio surpreendente que volta a colocar a sua saúde na cena política venezuelana, depois de ter se declarado curado de um câncer e de ter conquistado, em outubro, mais um mandato com duração de seis anos.

O presidente pediu uma permissão temporária nesta terça-feira para se ausentar do país e se submeter a "várias sessões de oxigenação hiperbárica", de acordo com carta enviada à Assembleia Nacional e lida pelo presidente do órgão, Diosdado Cabello.

Desde junho de 2011, quando foi diagnosticado com câncer, Chávez passou por três cirurgias, além de quimioterapia e radioterapia. Chávez fez quase todos os seus tratamentos em Cuba, beneficiando-se do hermetismo na divulgação de informação que caracteriza esse país de governo comunista.

O tratamento hiperbárico com oxigênio é aplicado com frequência a pacientes que passaram por radioterapia, o que pode debilitar seus ossos ou outros tecidos, segundo estudos médicos. O procedimento, que implica a respiração de oxigênio puro, é realizado em câmaras pressurizadas.

O presidente apareceu na TV pela última vez no dia 15, chefiando uma reunião de gabinete.

Na carta, Chávez disse que seguirá realizando sessões de fisioterapia por recomendação médica, o que permitirá "consolidar" a sua recuperação.

Por a viagem ser de curta duração, Chávez não precisará entregar o poder ao vice-presidente, Nicolás Maduro. A viagem começa em 27 de novembro, mas o Legislativo ainda não informou a data de retorno.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página