Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2012 - 21h45

Ataques contra xiitas matam ao menos 19 no Iraque

Publicidade

DA EFE

Pelo menos 19 pessoas morreram e outras 72 ficaram feridas em vários atentados cometidos nesta terça-feira (27) perto de mesquitas xiitas em Bagdá.

O atentado com mais vítimas aconteceu nas proximidades da mesquita xiita de Al Zahra, no bairro de Al Shola, na capital iraquiana, onde morreram 8 pessoas e 21 ficaram feridas.

A explosão causou desabamentos em edifícios e veículos nesse distrito, de maioria xiita, detalharam as fontes, que não descartaram que o número de vítimas aumente dado o estado grave no qual se encontram os feridos.

Por outro lado, um carro-bomba carregado com explosivos explodiu perto de outra mesquita xiita de Ali Bash, localizada na região de Al Quriat, no norte de Bagdá, o que causou a morte de dez pessoas e deixou outras 32 feridas.

Em outro incidente, foram registrados pelo menos cinco mortos e 19 feridos como consequência de uma terceira explosão perto da mesquita xiita de Al Sudani, na zona de Al Hurreya, no noroeste da capital.

Os atentados acontecem dois dias depois que milhões de peregrinos iraquianos e estrangeiros realizaram no país sob fortes medidas de segurança a festividade da Ashura para comemorar o martírio do imã Hussein, neto do profeta Maomé, assassinado em 680 d.C. na cidade iraquiana de Karbala.

O Iraque vive um aumento da violência com frequentes ataques dirigidos contra alvos xiitas e forças de segurança desde a retirada, em dezembro passado, das tropas americanas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página