Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2012 - 17h29

Chefe da polícia iraniana é demitido após morte de blogueiro antirregime

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia iraniana decidiu demitir Mohammad Hasan Shokrian, chefe da divisão de cibercrimes do país, em sequência à morte de um blogueiro antirregime durante o período que passou em custódia policial.

Sattar Beheshi, 35, foi detido no final de outubro por cometer "cibercrimes" e levado a uma prisão ao norte de Teerã.

Antes de ser preso, Beheshti relatou em seu blog que estava sendo ameaçado pelas autoridades por postar conteúdo antirregime. Segundo parentes, a polícia o deteve em sua casa, numa periferia pobre ao sul de Teerã.

Dias após a sua prisão, a família foi convocada, por telefone, a "comprar um túmulo" e retirar o corpo, de acordo com o relato de parentes a sites oposicionistas. Segundo os mesmos sites, o cadáver tinha todos os membros quebrados.

O caso teve repercussão internacional após ter sido denunciado pela ONG Anistia Internacional. Foi também alvo de críticas internas. Em meio às denúncias, o Parlamento da República Islâmica abriu uma investigação sobre o caso.

A agência iraniana Fars informou neste sábado que Shokrian foi demitido por "falta de supervisão e falhas no desempenho dos funcionários sob o seu comando".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página