Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2012 - 17h29

EUA acham que só vendedores de carros mentem mais que congressistas

Publicidade

DA AFP, EM WASHINGTON

Os congressistas e os vendedores de automóveis são as duas profissões menos honestas para os americanos, segundo uma pesquisa do instituto Gallup divulgada nesta segunda-feira.

O Gallup pediu às pessoas consultadas que classificassem a honestidade e a ética de uma lista de 22 profissões.

No ponto mais alto estão as enfermeiras, com 85% de honestidade e ética "altas" ou "muito altas". Elas são seguidas por farmacêuticos, médicos, dentistas e policiais.

No ponto mais baixo aparecem os vendedores de automóveis, classificados como honestos e éticos apenas por 8% das pessoas, porcentagem semelhante à dos integrantes da Câmara de Deputados (10%). A classificação dos senadores é um pouco melhor.

De acordo com a pesquisa, realizada desde 1976, apenas no período posterior aos atentados de 11 de setembro de 2001 os legisladores foram avaliados de forma positiva.

Depois desse breve período, a opinião sobre os parlamentares piorou novamente. Regularmente, os políticos enfrentam investigações por violações éticas, relações adúlteras ou desvio de recursos.

Três em cada quatro americanos também têm uma opinião negativa do trabalho do Congresso, segundo a média das pesquisas recentes realizadas pelo site RealClearPolitics.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página