Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2012 - 18h38

Protesto violento em Atenas termina com 35 presos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia grega usou gás lacrimogêneo para dispersar jovens que lançavam coquetéis molotov e pedras durante um protesto em Atenas, nesta quinta (6).

A manifestação lembrava a morte de um adolescente, por um policial, ocorrida há quatro anos.

Cerca de 1.200 pessoas, segundo a polícia, iniciaram a manifestação e, após concluírem o percurso oficial, alguns grupos se deslocaram para o bairro de Exarhia, onde em 6 de dezembro de 2008 Alexis Grigoropulos, de 15 anos, foi morto pelos disparos de um agente.

Louisa Gouliamaki/AFP
Manifstantes jogam coquetéis molotov em policiais perto da Universidade de Atenas
Manifestantes jogam coquetéis molotov em policiais perto da Universidade de Atenas

Os participantes do ato eram, em sua maioria, estudantes, grupos de esquerda e anarquistas.

Manifestantes radicais incendiaram contêineres de lixo e lançaram coquetéis molotov contra os agentes, que responderam com gás lacrimogêneo. Várias ruas da cidade estão fechadas com barricadas.

A polícia ainda afirma que a roupa de uma transeunte se incendiou brevemente quando uma bomba explodiu perto dela, mas a mulher não se feriu.

Fontes policiais informaram que 35 pessoas foram detidas nestes distúrbios, que se somam às três detenções praticadas nos distúrbios registrados nas manifestações desta manhã.

CRIME

A morte do adolescente de 15 anos Alexis Grigoropulos em 6 de dezembro de 2008 suscitou uma onda de violentos protestos sem precedentes na Grécia.

Em 2010, o agente Epaminontas Korkoneas foi condenado a prisão perpétua acusado de "assassinato premeditado" e um companheiro foi considerado cúmplice do crime e cumpre pena de 10 anos.

Confrontos também foram registrados em Salônica, a segunda maior cidade do país, onde as manifestações reuniram aproximadamente mil pessoas.

DESEMPREGO

Ao mesmo tempo em que ocorriam os confrontos, a Grécia divulgava uma alta recorde do desemprego, que chegou a 26% em setembro, segundo relatório da Autoridade de Estatísticas Gregas.

Com isso, a Grécia possui a maior taxa da zona do euro e da União Europeia, seguida pela Espanha. O percentual de desempregados entre os 17 países da moeda única ficou em 11,7% em outubro, enquanto entre os 27 chegou a 10,7%.

A taxa aumentou 0,6 ponto percentual em relação a agosto e sete pontos em relação ao mesmo período do ano passado. Os jovens de 15 a 24 anos foram a faixa mais afetada, chegando a 56% da população total.

Na quarta, a agência de classificação de risco Standard & Poor's havia rebaixado a nota dos títulos da Grécia para o grau de "default seletivo", ou seja, considerando que o país tem condição de arcar com apenas partes de suas obrigações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página