Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2012 - 19h04

Vice diz que Chávez está consciente e se recupera bem

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assegurou hoje que o presidente Hugo Chávez está bem e consciente, enquanto os médicos continuam tratando e controlando uma infecção respiratória que ele havia desenvolvido nesta semana.

"Ele está bem, está consciente", disse Maduro durante um ato público em Guárico, ao informar sobre o estado de saúde de Chávez, operado no último dia 11 em Cuba, em uma cirurgia que durou mais de seis horas e na qual ele apresentou complicações decorrentes de uma hemorragia.

Maduro disse que a o pós-operatório continua "em processo progressivo de estabilização".

Sobre a infecção, Maduro afirmou que "segue sendo tratada e controlada pela equipe médica mediante uma rigorosa e constante metodologia", e o presidente continua em repouso absoluto acompanhado de seus familiares mais próximos.

O vice-presidente ressaltou ainda que "pode-se dizer que todas estas complicações estão no protocolo natural dos efeitos colaterais de operações complexas como estas".

Finalmente, disse que Chávez "expressou grande felicidade e agradecimento profundo a todo o povo, a todos os homens e mulheres de nossa pátria".

CÂNCER

Chávez, 58 anos, foi operado em um hospital de Havana, pela quarta vez, de um câncer cuja localização jamais foi revelada, e enfrenta um pós-operatório que o governo define como "complexo".

Reeleito no mês de outubro para mais um mandato, Chávez deveria assumir a presidência no próximo dia 10 de janeiro.

Ele não fez nenhuma aparição pública desde a internação. De acordo com a constituição da Venezuela, se o presidente morre, está incapacitado ou renuncia, uma nova eleição deve ser realizada em 30 dias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página