Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2012 - 09h38

Dissidentes rompem isolamento de mulher do Nobel da Paz chinês

Publicidade

DA AFP, EM PEQUIM

Um vídeo divulgado na internet nesta segunda-feira mostra vários dissidentes que superaram à força o isolamento ao redor da casa da mulher do Prêmio Nobel da Paz detido Liu Xiaobo, que está em prisão domiciliar em Pequim.

A gravação, com duração de 4m12s, foi feita na casa de Liu Xia e disponibilizada no YouTube por Hu Jia, um dissidente que ficou famoso como defensor das vítimas da Aids.

A maior parte do tempo, Liu Xia fala ao ouvido de um dissidente, para que as palavras não sejam registradas pela câmera.

Zeng Jingyan, a mulher de Hu Jia, confirmou à agência de notícias AFP que o pequeno grupo de dissidentes, entre eles Xu Youyu, Hao Jian eyLiu Di, conseguiu conversar com Liu Xia na sexta-feira.

Veja vídeo

Liu Xiaobo cumpre desde 2009 uma pena de 11 anos de prisão por "subversão", depois de ter colaborado na redação da Carta 08, um texto que pede a instauração de uma democracia pluralista na China.

No início de dezembro, um grupo de intelectuais chineses enviou uma carta aberta ao novo comando do Partido Comunista chinês, presidido por Xi Jinping, para pedir a libertação do Prêmio Nobel da Paz de 2010 e de todos os presos políticos.

Liu Xia está em prisão domiciliar há dois anos, mas não foi objeto de nenhuma condenação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página