Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2013 - 13h05

Novos testes mostram DNA de cavalo em hambúrgueres na Irlanda

Publicidade

DE SÃO PAULO

Novos vestígios de DNA de cavalo foram encontrados na carne e em outros ingredientes usados para fazer hambúrgueres da fábrica da Silvercrest, na Irlanda, segundo relatório divulgado pela controladora da empresa nesta sexta-feira.

A presença da carne de cavalo nos hambúrgueres foi o estopim de um escândalo de adulteração de alimentos de fábricas que vendem produtos ao Reino Unido. A fábrica é fornecedora da rede de supermercados Tesco e dos restaurantes Burger King.

Em novos testes, realizados esta semana, nove das 13 amostras estavam contaminadas. Além do DNA de cavalo, foram encontrados outros sete ingredientes na composição dos hambúrgueres.

Na terça (15), inspetores de alimentos da Irlanda divulgaram que encontraram mais de 30% de carne de cavalo em hambúrgueres bovinos vendidos no Tesco.

Ontem, o Burger King disse que seus produtos estão em uma linha exclusiva de produção que não foi afetada pela contaminação. Devido aos problemas, a fábrica suspendeu as atividades e não enviou nenhum dos produtos feitos no local.

A ABP, controladora da empresa, disse em comunicado nesta sexta que foi responsável ao paralisar a fábrica e disse não ter evidência de contaminação da matéria-prima usada para fazer os produtos do Burger King.

Eles atribuem a contaminação a dois fornecedores vindos da Europa continental. No início desta semana, as autoridades irlandesas sugeriram que os problemas podem ter se originado na Holanda ou Espanha.

Os primeiros testes foram realizados pela Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda nos meses de novembro e dezembro, mas foram divulgados somente nesta semana.

Após os testes, a polícia investiga se é possível estabelecer um ingrediente comum na fabricação dos hambúrgueres de todas as fábricas e de onde vinha essa matéria-prima.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página