Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2013 - 13h35

Sinn Féin pede referendo sobre unificação da Irlanda

Publicidade

DA EFE

O líder do partido Sinn Féin, Gerry Adams, pediu neste sábado a convocação de um referendo sobre a unificação da Irlanda, o que segundo ele melhoraria a economia no atual cenário de crise, informou a rede estatal RTE.

Adams disse que a consulta popular, que permite o acordo de paz de Sexta-Feira Santa de 1998, deveria ser convocada durante o próximo mandato da Assembleia da Irlanda do Norte.

O líder do Sinn Féin, antigo braço político do já inativo grupo terrorista IRA, fez este pedido durante uma conferência de seu partido realizado em Dublin, perante a qual alegou que uma economia irlandesa unificada geraria prosperidade, empregos e investimentos.

Segundo Adams, houve mudança no cenário político e demográfico da Irlanda do Norte, que pertence ao Reino Unido, e os unionistas representam agora 40% da população.

"Faz sentido a unidade da Irlanda. Faz sentido político e sentido econômico. É do interesse das pessoas", declarou o líder do Sinn Féin.

A solicitação de um referendo pelo Sinn Féin, que marca o início de uma campanha que vai ficar em vigor nos próximos meses, ocorre após semanas de incidentes em Belfast devido à retirada da bandeira britânica da sede da prefeitura, que só ficará hasteada 17 dias por ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página