Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2013 - 19h14

Com mais de 4 mi de seguidores, conta de Chávez no Twitter "ficou órfã"

Publicidade

DA EFE, EM CARACAS

A conta do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no Twitter, ficou órfã após a morte do mandatário, na terça (5). O perfil dele tem mais de 4 milhões de seguidores, sendo o segundo governante mais popular no mundo na rede social, atrás do americano Barack Obama.

Até o momento, a conta ainda não foi encerrada nem há informações do governo venezuelano sobre o fechamento. O espaço, aberto em 27 de abril de 2010, se transformou em um dos instrumentos oficiais de comunicação do presidente.

No Twitter, ele anunciou decisões governamentais, felicitou colegas, esportistas e amigos e até transformou a rede social em plataforma de informação oficial sobre suas viagens. O uso do Twitter se tornou em um novo conceito de comunicação oficial na Venezuela, seguida por seus ministros e os políticos aliados.

No entanto, Chávez nunca esteve satisfeito com seu nome de usuário e reconheceu isso publicamente. "Vou ver se relançamos @chavezcandanga, me ocorreu trocar o nome, renovar, sempre é bom renovar", disse Chávez em janeiro de 2012 em uma entrevista de televisão.

"Esse nome inclusive, vou te confessar, não fui eu quem escolhi e não gostei desde o primeiro dia, mas já estava na rua, já estava no mundo", disse em alusão à iniciativa do então ministro do Interior, Tareck el Aissami, e do hoje presidente do Parlamento, Diosdado Cabello.

"Eu critiquei o nome, disse que eles não deveriam ter feito a conta sem me consultar, mas está bem, começamos com @chavezcandanga", disse. "Mas eu ando buscando outro nome", insistiu Chávez.

O presidente da Venezuela não chegou a mudar o nome, mas a conta no Twitter cresceu sem parar. Além do impacto, a rede social terminou convertendo-se em uma inesperada ferramenta para um Chávez que enfrentava uma doença.

O Twitter voltou a ser referência durante o tempo de silêncio de Chávez, meio pelo qual o presidente dava sinais de vida em meio aos rumores, tornando-se uma plataforma oficial de comunicação através da qual comentava quando chegava ou partia de Cuba em suas viagens para se tratar contra o câncer.

Foi no microblog que Chávez anunciou em 18 de fevereiro seu retorno ao país. "Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigada Deus meu!! Obrigada povo amado!! Aqui continuaremos o tratamento", disse.

Apenas 15 dias depois Chávez morria aos 58 anos, após uma luta de 20 meses contra o câncer. As últimas palavras públicas do líder foram vistas na conta do líder. "Sigo aferrado a Cristo e confiante em meus médicos e enfermeiras. Até a vitória sempre!! Viveremos e venceremos!!!".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página