Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2013 - 22h27

EUA adiam teste de míssil em meio a tensões com a Coreia do Norte

Publicidade

DA AFP

O Pentágono adiou um teste com míssil balístico intercontinental previsto para ser realizado na próxima semana na Califórnia em meio às tensões crescentes com a Coreia do Norte, informou uma fonte oficial neste sábado (6).

Segundo a agência de notícias AFP, o secretário da Defesa americano, Chuck Hagel, decidiu remarcar o teste com o Minuteman 3 na base Vandenberg, da Força Aérea, até o mês que vem.

O motivo alegado são as preocupações de que o lançamento "pudesse ser mal interpretado por alguns como uma intenção de exacerbar a crise atual com a Coreia do Norte". "Queremos evitar uma má interpretação ou manipulação", disse a fonte.

Incentivada por sanções da ONU (Organização das Nações Unidas) e por exercícios militares americanos e sul-coreanos, a Coreia do Norte fez uma série de ameaças de uma guerra nuclear nas últimas semanas.

O anúncio do Pentágono ocorre depois da informação de que Pyongyang tinha carregado dois mísseis de médio alcance em lançadores móveis e os escondeu em instalações subterrâneas da costa leste.

Os mísseis, tipo Musudan, teriam um alcance de 3.000 km e poderiam atingir qualquer alvo na Coreia do Sul e no Japão --e possivelmente as bases militares americanas situadas no norte do oceano Pacífico.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página