Senado aprova indicação de Nikki Haley como embaixadora da ONU

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Senado dos EUA aprovou nesta terça-feira (24) a indicação da governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, para o posto de embaixadora americana na ONU, apesar de sua inexperiência em política externa.

Haley teve o apoio de 96 dos 100 senadores —todos os 52 republicanos e a maioria dos 46 democratas. A quase unanimidade é atribuída à posição menos radical em relação ao chefe, o presidente Donald Trump.

Durante a sabatina ante os senadores, na semana passada, a governadora afirmou que pretende apoiar a intenção de revisar a contribuição americana à ONU —22% de todo o orçamento da organização—, criticar o que chama de parcialidade em relação a Israel e disse que vai defender os valores de liberdade e direitos humanos dos EUA.

Da nova geração de líderes do Partido Republicano, enfrentou em 2015 a polêmica provocada pela remoção da bandeira confederada, depois que um supremacista branco matou nove fiéis negros em uma igreja de Charleston.

Ela é a quarta integrante do gabinete a ser aprovada pelo plenário do Senado americano, depois de James Mattis (Defesa), John Kelly (Segurança Nacional) e Mike Pompeo (diretor da CIA).

Indicado para o Departamento de Estado, Rex Tillerson foi respaldado pela Comissão de Relações Exteriores. Os demais nomeados por Trump ainda esperam a efetivação de seus nomes no cargo.

Erramos: o texto foi alterado
Diferentemente do informado anteriormente, Nikki Haley não sugeriu manter os recursos americanos à ONU, mas revisá-los.
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.