Relação de evangélicos e direita israelense tem contradições

Crédito: Ben Gershom/GPO Edir Macedo, da Igreja Universal, cumprimenta o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu
Edir Macedo, da Igreja Universal, cumprimenta o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu

DIOGO BERCITO
DE MADRI

A interação entre evangélicos e a direita israelense é marcada por posições contraditórias e por vezes irreconciliáveis. A situação é complicada pela existência de diversos grupos evangélicos que não compartilham das mesmas crenças e, por exemplo, divergem sobre o futuro de Jerusalém e Israel.

As correntes evangélicas que apoiam Israel e se mobilizaram para que os EUA reconhecessem Jerusalém como a capital israelense acreditam que a presença de judeus na Terra Santa é uma condição necessária para cumprir uma profecia sobre o retorno de Jesus —algo em que judeus não acreditam.

"A maior parte da direita israelense, apesar de aceitar essa ajuda, não sabe bem quais são as crenças dos evangélicos ou não as levam a sério", diz Gershom Gorenberg, jornalista especializado no tema.

"A atitude pró-Israel também inclui uma perspectiva de que todos os judeus precisam se converter ao cristianismo", diz. "Evangélicos apoiam Israel, mas acreditam que o judaísmo não é legítimo."

Essa aliança começou no governo de Menachem Begin (1977-83), e seu maior entusiasta foi Binyamin Netanyahu, coincidindo com o avanço evangélico na política americana.

Para o jornalista, as relações cada vez mais estreitas entre Israel e os evangélicos brasileiros podem explicar a nomeação de Dani Dayan para embaixador em Brasília, o que foi rejeitado pelo Planalto, levando a uma crise diplomática em 2016. À época, o hoje prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), bispo licenciado da Igreja Universal, defendeu a acreditação de Dayan.

O apoio evangélico poderia garantir votos a favor de Israel no Congresso brasileiro e na ONU, diz.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.