Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2010 - 09h44

Renovação não esconde "feridas" da Igreja, diz Bento 16

Publicidade

DA ANSA, NA CIDADE DO VATICANO

O papa Bento 16 declarou nesta quarta-feira (27) que "promover uma renovada época de evangelização" não esconde as "feridas" que atingem a Igreja Católica, em alusão indireta aos escândalos de pedofilia que envolvem o clero.

Durante seu pronunciamento na 61ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI), o Pontífice atribuiu a atual crise vivida pela instituição religiosa "à fraqueza e ao pecado de alguns de seus membros".

"Esta humilde e dolorosa admissão não deve, no entanto, fazer esquecer o serviço gratuito e apaixonado de tantos crentes, a partir dos sacerdotes", contrapôs o pontífice.

De acordo com Bento 16, o Ano Sacerdotal (que termina no próximo mês) pretendeu "constituir uma oportunidade para promover a renovação interior, condição para um mais incisivo compromisso evangélico e ministerial".

Por isso, "aquilo que é motivo de escândalo deve se traduzir para nós em chamado a uma profunda necessidade de reaprender a penitência, aceitar a purificação, compreender de uma parte o perdão e de outra a necessidade de justiça", explicou o Papa.

Há meses a Igreja Católica se vê em meio a inúmeras denúncias de abusos sexuais contra crianças que teriam sido cometidos por religiosos em diversos países, entre eles Alemanha, Irlanda, Estados Unidos, México, Itália e Brasil.

Ainda hoje, o presidente da CEI, cardeal Angelo Bagnasco, assegurou o apoio dos bispos italianos ao papa em "sua ação de auto-reforma" da instituição após a divulgação das suspeitas.

"Sabemos dever sempre agradecer a Pedro [em referência ao Santo Padre] por seu ministério universal, além de sua ligação singular com nossa pátria, mas neste momento ainda mais, pelo que fez e está fazendo quanto à exemplaridade da Igreja e de seus ministros", apontou Bagnasco.

O líder dos bispos italianos disse ainda que Bento 16 está "à altura dos desafios" e é capaz de enfrentar com "credibilidade e lucidez este tempo difícil".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página