Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2010 - 20h13

Venezuela cria organismo que poderá "limitar" difusão da informação

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo da Venezuela decretou nesta quarta-feira a criação de um centro de análise encarregado de "recompilar, processar e analisar" informações sobre "qualquer aspecto de interesse nacional" que poderá ser declarada "reservada" ou "classificada" para limitar sua divulgação.

O Centro de Estudo Situacional da Nação (Cesna), órgão subordinado ao ministério do Interior, "será o encarregado de recompilar, processar e analisar de forma permanente a informação (...) sobre qualquer aspecto de interesse nacional, com o objetivo de prover de apoio analítico-informativo o Executivo Nacional", diz o decreto publicado na edição de quarta-feira do Diário Oficial.

Entre suas funções, o Cesna "poderá declarar de caráter reservada, classificada ou de divulgação limitada qualquer informação, fato ou circunstância, que no cumprimento de suas funções tenha conhecimento", acrescenta o texto, sem anunciar que áreas são incluídas.

O organismo é criado como parte da corresponsabilidade do "Estado e da sociedade" nas "matérias de segurança e defesa integral da nação".

O governo da Venezuela não divulga há meses cifras oficiais sobre vários aspectos, mas principalmente em questões como segurança e saúde.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página