Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2010 - 10h50

EUA buscam "novos meios" para a situação de Gaza, diz vice-presidente

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM SHARM EL SHEIK (EGITO)

Os Estados Unidos buscam "novos meios" de abordar a situação em Gaza, declarou nesta segunda-feira no Egito o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, após ter se reunido com o presidente egípcio Hosni Mubarak.

"Buscamos estreitamente com o Egito, e com nossos outros sócios, novos meios de responder aos aspectos humanitário, econômico, de segurança e político da situação em Gaza", afirmou Biden. "O status quo é insustentável no Oriente Médio", acrescentou.

As declarações foram feitas uma semana depois da violenta operação realizada no dia 31 de maio por comandos israelenses contra uma flotilha de ajuda humanitária que tentava romper o bloqueio de Israel à faixa de Gaza, na qual morreram nove ativistas.

Biden chegou no domingo ao balneário de Sharm el Sheik, às margens do Mar Vermelho, acompanhado por várias autoridades da Casa Branca e dos serviços de segurança americanos.

O Egito é a primeira etapa de uma viagem africana que o levará também ao Quênia e à África do Sul.

Na quarta-feira passada, Biden afirmou que Israel tem "o direito absoluto" de defender sua segurança, embora tenha destacado a necessidade de se encontrar uma solução para a situação "ruim" que reina em Gaza.

No domingo, o ministro egípcio das Relações Exteriores, Ahmed Abul Gheit, declarou que Israel deveria "ter vergonha de ter atacado o barco turco que transportava ajuda humanitária", destacando, entretanto, que as negociações indiretas continuavam.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página