Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2010 - 17h25

No Reino Unido, guia sugere suspender natação para alunos muçulmanos no ramadã

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM LONDRES

As crianças muçulmanas deveriam ficar isentas das aulas de natação durante o ramadã pelo risco de ingerirem água sem querer e quebrar o jejum, segundo um documento divulgado pelo conselho municipal da cidade britânica de Stoke-on-Trent, no centro da Inglaterra.

"Para muitos alunos, essa atividade pode ser um problema, porque a possibilidade de ingerir água é muito alta", afirma o guia de 11 páginas para as escolas, que fala sobre o mês de jejum anual dos muçulmanos.

Os autores do guia, elaborado com base nas recomendações do Comitê Muçulmano do Reino Unido, sugere que as escolas "com um número significativo de muçulmanos" devem evitar programar aulas de natação durante o mês sagrado muçulmano "parar evitar obstáculos desnecessários à participação".

O ramadã começa este ano em 11 de agosto, durante as férias escolares no Reino Unido, mas ainda estará em vigor na volta às aulas, em setembro.

Ainda que alguns muçulmanos acreditem que ingerir água involuntariamente em uma piscina não supõe uma quebra do jejum, outros "podem considerar que o risco é grande demais", diz o guia.

O conselho municipal enviou o documento às escolas para que ajudem os alunos durante o ramadã. O guia também sugere reprogramar as aulas de educação sexual porque, a partir da puberdade, etapa até a qual as crianças não precisam jejuar, também é preciso se abster de pensamentos impuros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página