Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2010 - 07h44

Um mês após a posse, aprovação de premiê japonês cai a 36%

Publicidade

DA EFE, EM TÓQUIO (JAPÃO)

O premiê japonês, Naoto Kan, assumiu o governo no começo de junho para tentar reverter o mau momento do Partido Democrático (PD). Após um mês no poder, ele não conseguiu mudar a onda de forte queda de popularidade do antecessor Yukio Hatoyama e viu a sua própria aprovação cair de 60% para apenas 36%.

Segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela agência local Kyodo, 52% dos entrevistados desaprovam abertamente a gestão de Kan, 63, que jurou seu cargo em 8 de junho.

Toru Hanai-12jul.10/Reuters
Premiê japonês, Naoto Kan, não conseguiu reverter queda de popularidade e amarga apenas 36% de aprovação entre eleitores
Premiê japonês, Naoto Kan, não conseguiu reverter queda de popularidade e amarga apenas 36% de aprovação entre eleitores

A queda da popularidade de Kan se refletiu diretamente nas eleições parciais ao Senado de domingo passado (11), no qual o PD, que chegou ao governo após mais de 50 anos de domínio conservador, perdeu dez cadeiras.

Muitos parlamentares governistas queriam a antecipação da eleição para aproveitar a lua de mel do eleitorado com Kan, depois da renúncia do impopular Hatoyama, que passou apenas oito meses no cargo. A medida, contudo, não foi rápida o suficiente e a perda da maioria na Câmara Alta obriga agora o PD a buscar novas alianças se quiser manter o controle do plenário.

Embora tenha maioria absoluta na Câmara Baixa, perder o controle do Senado faria desacelerar seriamente a aprovação de algumas leis fundamentais, entre elas as relacionadas com a ambiciosa reforma tributária projetada por Kan.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página