Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2010 - 08h15

Taleban mata três americanos em ataque a centro de polícia no Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um grupo de militantes do Taleban tentaram invadir nesta quarta-feira um centro da polícia em Kandajar, no sul do Afeganistão, armados com um carro-bomba, armas, lança-granadas e metralhadoras. O ataque deixou ao menos três militares dos Estados Unidos e cinco civis mortos.

Segundo a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o ataque ocorreu no centro da Polícia Nacional Afegã da Ordem Civil (Ancop).

Parte do grupo taleban detonou um carro-bomba na entrada da Ancop, enquanto os demais abriram fogo por mais de 20 minutos. Segundo Zalmai Ayubi, porta-voz do governo de Kandahar, os talebans fugiram com a chegada de reforços.

"Três membros da Otan e cinco trabalhadores civis morreram no ataque. A Otan mantém a política de deixar os procedimentos de identificação das vítimas em mãos das autoridades nacionais pertinentes", afirma comunicado da aliança atlântica.

O grupo islâmico Taleban reivindicou o ataque em comunicado divulgado em seu site. Eles alegam que 40 soldados afegãos e da Otan morreram, mas é comum que exagerem os danos causados por seus ataques.

Segundo o taleban, a ação foi realizada por cinco insurgentes. Dois deles detonaram explosivos que levavam consigo e outros três abriram fogo.

A Ancop é uma seção da polícia afegã que se encarrega de preservar a ordem civil em núcleos urbanos. Ela conta com brigadas em Cabul, Paktya, Kandahar e Herat.

OFENSIVA

Segundo a Otan, esta é a terceira vez nos últimos três dias que tropas afegãs e internacionais enfrentam ataques dos insurgentes talebans.

Na segunda-feira, o Exército afegão matou vários insurgentes após um ataque contra o funeral do fiscal do distrito de Jwajai Omari, Mohammed Riza, que tinha sido assassinado pelos talebans dias antes na Província de Ghazni.

As tropas afegãs repeliram nesta terça-feira um ataque dos talebans contra a localidade de Aalai Shahea, na mesma Província, no sudeste afegão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página