Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2010 - 04h09

Tufão Conson já matou 53 nas Filipinas

Publicidade

DE SÃO PAULO

A autoridades das Filipinas confirmaram neste sábado que a passagem do tufão Conson pelo norte do país já causou a morte de 53 pessoas, deixando pelo menos 85 desaparecidos.

Segundo o Centro Nacional de Coordenação de Desastres, há ainda 18 feridos e 153 mil desabrigados pelo tufão, que tem ventos de 120 km/h e fortes chuvas.

No total, 18.658 casas foram danificadas, sendo que 2.591 foram totalmente destruídas pela força dos ventos, das enchentes e dos deslizamentos de terra.

Segundo as autoridades locais, que declararam estado de calamidade na província de La Laguna, ao sul de Manila, as perdas da agricultura, pesca e infraestruturas de trabalho já chegam a 147,5 bilhões de pesos (US$ 3,2 bilhões).

Vários navios do serviço de guarda-costeira e helicópteros continuam as tarefas de busca de tripulantes de embarcações de pesca que naufragaram junto à costa do leste da ilha de Luzon, indicou o porta-voz do comando militar regional, comandante Harold Cabunoc.

O Conson foi o primeiro tufão a passar pelas Filipinas em 2010. Durante a estação chuvosa, de maio a novembro, a média é de 15 a 20 por ano.

CHINA

O tufão Conson deve tocar a terra chinesa na ilha Hainan, segundo o Centro Nacional Meteorológico, que alertou para as chuvas torrenciais e alagamentos.

As autoridades já escalaram equipes de resgate e assistência para preparar a população para a chegada de Conson e ordenou milhares de barcos a voltarem para as docas.

Mais de 150 passageiros ficaram presos em um porto depois que a ferry cancelou os serviços, informa a agência de notícias Xinhua. Ao menos 28 voos foram cancelados na região sul do país.

"Nós estamos esperando fortes chuvas nesta tarde e possivelmente altas ondas", disse um funcionário do centro meteorológico. "Mesmo que os tufões sejam comuns na nossa região, estamos tomando medidas preventivas".

Além de Hainan, partes da Província de Guangdong e da vizinha região de Guangxi também devem sofrer com as chuvas torrenciais nas próximas 24 horas, enquanto Conson se move a uma velocidade de cerca de 15 km/h.

Mais de 20 mil pessoas foram retiradas de suas casas em Guangdong, na rota projetada do tufão.

Muitas partes da China foram atingidas neste verão (no hemisfério Norte) por tempestades, embora em regiões pelas quais o Conson não deve passar. Enchentes e deslizamentos de terra ao longo do rio Yangtze deixaram ao menos 135 mortos somente neste mês. As perdas econômicas alcançaram 26 bilhões de iuanes US$ 3,8 bilhões.

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página