Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2010 - 02h19

Chávez ameça "romper relações" com a Colômbia

Publicidade

DE SÃO PAULO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira que não comparecerá à posse do presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, e advertiu que "poderia romper as relações" com Bogotá "nas próximas horas".

Em evento universitário transmitido em cadeia nacional obrigatória de rádio e televisão, Chávez chamou o atual presidente colombiano, Álvaro Uribe, de "mafioso" e o considerou "capaz de qualquer coisa".

Nas últimas horas, a Colômbia acusou a Venezuela de abrigar guerrilheiros em seu território, e nesta sexta anunciou que levará o assunto à OEA (Organização dos Estados Americanos), enquanto Caracas já ordenou o retorno de seu embaixador em Bogotá.

"Caso sigam com essas loucuras, nas próximas horas vou romper relações com a Colômbia, e seria muito difícil" o reatamento depois que Santos assumir", disse o presidente venezuelano. Para Chávez, Uribe está "brigado" com Santos, e por isso o está "sabotando".

"Faço um chamado ao presidente eleito: peço que fique longe de Uribe", disse, lembrando que tinha autorizado seu ministro de Exteriores, Nicolás Maduro, a se reunir com María Ángela Holguín, futura ministra das Relações Exteriores de Santos.

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página