Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2010 - 12h04

Tufão Conson perde força na China e segue rumo ao Vietnã; 55 morreram

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O tufão Conson passou neste sábado pela ilha chinesa de Hainan, onde ao menos duas pessoas morreram, e perdeu força antes de seguir rumo ao Vietnã. Agora uma depressão tropical, Conson causou grande destruição nas Filipinas nesta semana, onde deixou ao menos 53 mortos.

Conson deve chegar ao país na noite deste sábado, na baía de Halong, perto do porto industrial Haiphong. O Exército já retirou 150 mil pessoas que estavam na rota programada da depressão tropical.

As fortes chuvas e ventos já atingem, contudo, as Províncias costeiras e o mar tem ondas de até 5 metros. A polícia antidistúrbios do Vietnã dispersou grupos de turistas e moradores curiosos que se reuniram nas praias de Haiphong para observar as ondas.

O governo do Vietnã alertou que as enchentes e deslizamentos de terra podem atingir as áreas montanhosas depois de um longo período de seca.

Em comunicado, o primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung, pediu às autoridades locais que estejam em alerta, sobretudo entre as províncias litorâneas de Quang Ninh e Thanh Hoa, onde são aguardadas ondas de entre 6 e 8 metros.

O Exército está mobilizado para evacuar mais de 150 mil pessoas, e 52 mil navios pesqueiros receberam ordem de atracar no porto, como noticia a agência oficial 'Vietnam News'.

A ordem chegou depois que as autoridades perderam o contato com 17 embarcações da província de Quang Ngai, que levavam 237 pessoas a bordo.

O alerta também chegou à província de Quang Ninh, onde se concentra o grosso da indústria do carvão, perante o risco de acidentes em algumas minas, e à baía de Halong, onde alguns cruzeiros foram surpreendidos.

A Vietnam Airlines cancelou dez voos que decolavam ou chegavam em Haiphong e Hanói.

A ilha chinesa de Hainan também sofreu com os efeitos de Conson e pelo menos duas pessoas morreram esmagadas por painéis derrubados pelo vento, segundo a agência oficial de notícias chinesa Xinhua.

FILIPINAS

Já nas Filipinas, navios da Guarda Costeira filipina e helicópteros continuam as buscas por pescadores que naufragaram na costa da ilha de Luzon, segundo o porta-voz do comando militar regional, comandante Harold Cabunoc.

O Centro Nacional de Coordenação de Desastres assinalou que Conson deixou 53 mortos, 18 feridos e 53 mil desabrigados.

As autoridades, que declararam estado de calamidade na província de La Laguna, ao sul de Manila, calculam que os danos à agricultura, pesca e infraestruturas ascende a US$ 3,18 bilhões.

Os tufões são comuns nas Filipinas, China, Taiwan e Japão na segunda metade do ano, quando ganham força com as águas quentes do oceano Pacífico e do mar do Sul da China.

No ano passado, o tufão Ketsana causou a morte de mais de 300 pessoas na região, além de prejuízo milionário.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página