Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2010 - 22h34

Casa Branca pede desculpas a funcionária acusada incorretamente de racismo

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

A Casa Branca apresentou nesta quarta-feira suas desculpas a uma funcionária negra do Departamento de Agricultura que tinha sido acusa incorretamente de racismo contra um branco, em um caso que se tornou uma tempestade pública nos EUA.

Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, indicou que pedia desculpas publicamente à funcionária Shirley Sherrod, "em nome de todo o governo".

"Todo mundo tomou posição antes de avaliar todos os dados", disse Gibbs, que admitiu que a demissão forçada da funcionária foi uma injustiça e "um erro".

Em declarações à rede americana CNN, Sherrod disse aceitar o pedido de desculpas de Gibbs.

Mais tarde, em outra entrevista coletiva, o secretário de Agricultura, Tom Vilsak, reiterou as desculpas do governo à funcionária e indicou que ofereceu a ela a readmissão, ainda que em um cargo diferente para aproveitar suas "capacidades únicas".

O escândalo veio à tona depois que, no domingo, foi divulgado na internet um vídeo, gravado em março, que trazia de forma fragmentada um discurso da funcionária. Nele, ela parecia reconhecer que deixou de ajudar um granjeiro branco por motivos racistas há 24 anos.

A funcionária desde o começo alegou que suas declarações foram retiradas de contexto, e respondeu que sua renúncia não tinha sido voluntária, mas sim aceita após pressão de seus superiores, incluindo a Casa Branca.

A Casa Branca nega qualquer participação no caso e alega que a decisão coube somente a Vilsak.

No meio tempo, foi divulgado o vídeo completo, em que Sherrod deixa claro que ajudou o granjeiro. Ele mesmo, Roger Spooner, saiu em defesa da funcionária e confirmou que graças a sua ajuda pode manter sua granja.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página