Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2010 - 04h14

Chega a 19 o número de mortos em tumulto na Love Parade

Publicidade

DA EFE, EM BERLIM

Subiu para 19 o número de pessoas que morreram pisoteadas na tarde deste sábado (24) em um tumulto durante a Love Parade, maior festa de música eletrônica do mundo, celebrada na cidade alemã de Duisburg, segundo os últimos dados divulgados pela polícia local.

Segundo fontes policiais, o número de vítimas subiu para 19, 16 das quais morreram no local e três não resistiram aos ferimentos. Já o número de feridos chegou a 342.

A polícia não deu mais detalhes sobre a gravidade dos feridos, que inicialmente foram cifrados em uma centena - dos quais, 45 em estado grave.

As pessoas ficaram presas em um tumulto dentro de um túnel que não tinha saída de emergência, perto de uma antiga estação de transporte de mercadorias, que foi o palco da festa.

A passagem subterrânea ficou abarrotada e algumas testemunhas descreveram o incidente como um "pesadelo anunciado e previsível".

Cerca de 1,4 milhão de pessoas se aglomeraram nas ruas de Duisburg para participar da festa.

Esta foi a primeira edição da Love Parade na cidade e as autoridades de Duisburg contavam com um contingente de 1.200 policiais espalhados pela cidade para manter a segurança durante a grande festa.

A polícia confirmou que o tumulto aconteceu pouco depois das 12h (horário de Brasília), quando estava prevista a chegada do desfile e o fechamento das portas do local onde a festa continuaria.

No horário, milhares de pessoas já estavam dentro do local. Outras milhares foram impedidas de entrar e, segundo a cadeia de TV pública alemã "ZDF", a multidão continuou fluindo e pressionando para entrar, o que causou pânico e tumulto.

A chanceler alemã, Angela Merkel, expressou sua profunda comoção pela tragédia em comunicado divulgado pelo Governo alemão.

"Eram jovens que queriam fazer festa. Em vez disso, há mortos e feridos. Estou comovida e triste, diante de tanta dor e sofrimento", disse a chefe do Governo no comunicado.

Hermann J. Knippertz/AP/dapd
Pessoas tentam deixar área do tumulto na Love Parade, festival de techno que acontecia em Duisburg
Pessoas tentam deixar área do tumulto na Love Parade, festival de techno que acontecia em Duisburg
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página