Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2010 - 12h51

Premiê do Reino Unido diz que faixa de Gaza é "prisão ao ar livre"

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM ANCARA (TURQUIA)

O premiê britânico, David Cameron, pediu nesta terça-feira a Israel que suspenda o bloqueio à faixa de Gaza, e em duras críticas ao isolamento imposto pelo governo israelense ao território palestino disse que o local é "prisão ao ar livre".

Os comentários chegam durante um giro do líder do Reino Unido pela Turquia e Índia. Nesta terça-feira ele se encontra com seu colega turco Recep Tayyip Erdogan e participa de rodadas de negociações com empresários, e na quarta-feira chegará à Índia para uma missão econômica, levando mais de 90 integrantes em sua delegação.

"Sejamos claros: a situação em Gaza deve mudar. Não podemos nem devemos permitir que Gaza continue sendo uma prisão ao ar livre", declarou Cameron em Ancara, capital turca.

Mais tarde, depois de uma reunião com Erdogan, Cameron voltou a defender a posição britânica acerca da situação em Gaza. "Apesar de terem sido feitos progressos, ainda estamos numa situação em que é muito difícil entrar e muito difícil sair. Há muito tempo apoiamos uma suspensão do bloqueio de Gaza".

Embora seus comentários incluam duras críticas a Israel, Cameron levou também em consideração a segurança do Estado hebreu, dizendo que os foguetes lançados a partir de Gaza contra território israelense pelo grupo palestino Hamas devem ser punidos.

O premiê falou ainda sobre o processo de paz, afirmando que tanto ele como Erdogan concordam que "as negociações diretas são a resposta correta".

Ainda em solo turco Cameron pediu que o país se reconcilie com o governo israelense, após o ataque da Marinha de Israel contra uma flotilha de ajuda humanitária à Gaza ter deixado nove mortos no dia 31 de maio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página