Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2010 - 15h11

Colômbia cumpriu sua obrigação ao denunciar Venezuela, diz chanceler

Publicidade

DA ANSA, EM BOGOTÁ

Em meio à crise diplomática entre Caracas e Bogotá, o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, afirmou que o governo do presidente Álvaro Uribe cumpriu sua obrigação ao denunciar a presença de guerrilheiros na Venezuela para a Organização dos Estados Americanos (OEA).

"Talvez o mais fácil seria não ter dito nada, mas temos uma responsabilidade política que estamos cumprindo, essa é nossa obrigação", analisou Bermúdez.

No mesmo momento em que a Colômbia acusava a Venezuela de "tolerar" 87 acampamentos guerrilheiros perante o Conselho Permanente da OEA, na última quinta-feira, Hugo Chávez anunciou o rompimento dos laços diplomáticos entre os dois países.

A postura de Bogotá e o desfecho do caso geraram críticas a Uribe, que aprofundou a crise bilateral a pouco mais de duas semanas de entregar o cargo para Juan Manuel Santos, que já anunciou que pretende se aproximar de Caracas.

"Fica mais fácil para o próximo governo quando nós assumimos o custo político público e não o contrário", argumentou o chanceler.

Antes da ruptura, na semana passada, os laços diplomáticos entre Colômbia e Venezuela já estavam "congelados" desde julho de 2009, quando Chávez foi acusado de contrabandear armas para grupos guerrilheiros.

"Teria sido mais fácil empacotar as malas há um mês" e não abordar "temas sensíveis", mas temos que "seguir tentando todas as fórmulas para avançar" na luta contra o terrorismo, analisou Bermúdez.

Hoje, a chanceleria colombiana confirmou presença na reunião extraordinária da União das Nações Sul-americanas (Unasul), na próxima quinta-feira, em Quito, que discutirá o conflito entre os dois países.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página