Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2010 - 11h07

Apesar de sofrimento com pedofilia, Igreja é uma instituição alegre, diz papa

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, NO VATICANO

O papa Bento 16 afirmou nesta sexta-feira que, apesar dos sofrimentos pelos quais passa a Igreja Católica, atualmente envolvida em uma série de escândalos de pedofilia, ela é uma instituição alegre.

"A Igreja, apesar de sofrer tanto hoje em dia, como sabemos, é, no entanto, uma Igreja alegre, e não uma Igreja envelhecida", declarou o papa.

"Vimos que a a Igreja é jovem e que a fé cria alegria", acrescentou Bento 16, ao final da projeção, em sua residência de veraneio de Castel Gandolfo, de um filme que retrata seus cinco anos de pontificado.

Bento 16 destacou ter ficado muito emocionado ao ver o momento em que "o Senhor colocou sobre seus ombros" a direção da Igreja Católica --"um peso que ninguém pode suportar apenas com sua própria força, e que só pode ser suportado porque o Senhor o suporta e mantém".

A Igreja Católica é abalada por uma série de escândalos de pedofilia em vários países, especialmente na Áustria, Bélgica, Irlanda, Alemanha e Estados Unidos. As denúncias envolvem ainda bispos que acobertaram os pedófilos e silenciaram as vítimas, como o próprio papa, então cardeal Joseph Ratzinger, que chefiava o departamento doutrinal do Vaticano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página