Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2010 - 11h43

Rússia registra quase 800 incêndios florestais em 24 horas; ao menos 29 morreram

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em meio à onda de calor que já matou centenas, a Rússia amarga desde a sexta-feira quase 800 incêndios florestais que já mataram ao menos 29 pessoas e deixaram 1.260 casas queimadas.

De acordo com o governo local as equipes de bombeiros e do Exército começaram a conter uma parte dos incêndios, apesar de fogo ter aumentado em 30% a área atingida em menos de 24 horas, levando à determinação do estado de emergência em 14 dos 83 distritos russos.

Incêndio florestal mata ao menos 20 na Rússia; veja estragos

As mais altas temperaturas que já atingiram o país em 130 anos ajudam a alastrar o fogo e desafiam o trabalho das equipes que trabalham na contenção dos incêndios.

O presidente russo, Dmitry Medvedev, já mandou o Exército ajudar a combater as chamas que se espalham na parte europeia da Rússia, depois que a onda de calor arruinou a colheita e levou milhares de fazendeiros à beira da falência.

Mikhail Metzel/AP
Bombeiros trabalham na contenção de incêndios florestais na Rússia; ao menos 28 morreram no país
Bombeiros trabalham na contenção de incêndios florestais na Rússia; ao menos 28 morreram no país

Cerca de 240 mil homens e 25.000 veículos, incluindo 226 aviões e helicópteros, foram mobilizados na luta contra os incêndios florestais na Rússia, anunciou neste sábado o ministério russo de Situações de Emergência.

"Levando em consideração as previsões meteorológicas desfavoráveis, os serviços de socorro tomam medidas preventivas e o recurso à aviação permite manter a situação sob controle", ressalta o ministério.

Os incêndios florestais causam estragos na parte ocidental do país, com mais de 120.000 hectares queimados e aldeias inteiras destruídas.

INÍCIO DO CONTROLE

Apesar de a área atingida pelo fogo ter aumentado de 850 quilômetros quadrados para mais de 1.200 quilômetros quadrados somente de sexta-feira para sábado o ministério de Situações de Emergência disse que a situação começa a se controlar ao menos em Nizhny Novgorod, uma das regiões mais afetadas, a cerca de 500 quilômetros ao sul de Moscou.

"Os desabrigados já estão recebendo três refeições ao dia assim como assistência médica e psicológica", informou ainda o órgão federal.

Altas temperaturas, em torno de 40 graus em algumas áreas, deixaram vastos trechos da área agrícola da Rússia secos.

O primeiro ministro russo, Vladimir Putin, cancelou reuniões na sexta-feira para ir a Nizhny Novgorod. Ele mandou o governo alocar 5 bilhões de rublos (165 milhões de dólares) para ajudar as vítimas dos incêndios.

EXÉRCITO

O ministro da Defesa russo, Anatoli Serdiukov, informou neste sábado ao presidente, Dmitri Medvedev, que os soldados se somaram à luta contra o fogo, como havia pedido na véspera o chefe do Estado.

Medvedev, que está em Sochi, balneário às margens do Mar Negro, pediu ao ministro da Defesa que adote medidas para impedir incêndios nas instalações militares.

"Em relação às instalações é preciso estar atento porque são especialmente perigosas. É necessário impedir qualquer possível propagação do fogo", disse o chefe do Estado.

Desde o começo do verão, marcado neste ano pela maior onda de calor na Rússia em mais de um século de observações meteorológicas, foram registradas no país mais de 23 mil focos de incêndios naturais, 17% a mais que em 2009, em uma superfície de 404 mil hectares.

A gravidade da seca e dos incêndios florestais obrigou às autoridades a declarar estado de emergência em 27 das 83 entidades que formam a Federação russa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página