Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2010 - 08h01

Indonésia condena americano à morte por tráfico de drogas

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um tribunal da Indonésia condenou Frank Amado, 35, à pena de morte por tráfico de drogas, nove meses após ser detido com 5,6 quilos de metanfetaminas.

Amado foi detido em 19 de outubro junto a um iraniano em um bloco de apartamentos do centro da capital, Jacarta. A polícia apreendeu a metanfetamina dividida em 45 pequenos pacotes, atrás de um mural em seu imóvel, além de uma balança digital e vários telefones celulares.

A legislação antidroga indonésia é muito estrita e pune com a pena de morte o tráfico de entorpecentes. Atualmente, estão no corredor da morte mais de dez estrangeiros.

O iraniano Peyman bin Azizallah foi preso no mesmo dia. Segundo o juiz, foi ele quem deu convidou Amado a participar do esquema de tráfico de metanfetamina, quando eles se encontrara em Bancoc, na Tailândia, em junho do ano passado.

Peyman teria oferecido US$ 6 por grama de droga que Amado buscasse de outros dois iranianos no sul do país e entregasse a ele. O americano conseguiu fazer três entregas antes de ser preso.

"O réu estava ativamente envolvido em um comércio de ampla escala que poderia ter consequências fatais para a sociedade, especialmente as gerações mais jovens", disse Dehel, que considerou que o americano pertence ao crime organizado.

Amado tem sete dias para apelar da sentença ou pedir clemência ao presidente. Depois da audiência, ele afirmou aos repórteres que estava insatisfeito com a pena e definitivamente apelaria.

"As pessoas fizeram coisas tão piores neste país, mas eles estão sendo punidos por menos", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página