Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2010 - 14h00

Reino Unido e Paquistão amenizam briga e dizem que relação é inquebrantável

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Reino Unido e Paquistão concordaram nesta sexta-feira em intensificar a cooperação na luta contra o terrorismo, em um discurso que ignorou a recente crise diplomática entre os dois países.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse em uma viagem à Índia na semana passada que o Paquistão não deve "olhar para os dois lados" na luta contra grupos militantes e acusou o país de exportar terroristas --comentário que causou raiva em Islamabad e prejudicou as relações entre os dois países.

Peter Macdiarmid/Efe
Presidente paquistanês, Asif Ali Zaedari (esq.), cumprimenta britânico David Cameron em visita que atraiu críticas
Presidente paquistanês, Asif Ali Zaedari (esq.), cumprimenta britânico David Cameron em visita que atraiu críticas

A disputa ofuscou a visita de cinco dias do presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, para a Inglaterra nesta semana e ambos os líderes se esforçaram visivelmente em destacar o lado positivo nas suas relações.

"As tempestades virão e tempestades vão e Paquistão e Reino Unido vão ficar juntos e enfrentar todas as dificuldades com dignidade, e nós faremos com que o mundo seja um lugar melhor para as nossas próximas gerações", disse Zardari a repórteres.

Cameron falou de uma "relação inquebrantável entre o Reino Unido e o Paquistão com base em nossos interesses mútuos".

Os líderes não responderam pergunta dos repórteres, fazendo apenas breves declarações. Zardari tem enfrentado críticas em casa por viajar para a Europa quando inundações devastadoras no Paquistão mataram mais de 1.600 pessoas e deixaram 4,5 milhões desabrigados.

Entre os desafios bilaterais, afirma comunicado conjunta, está a luta contra o terrorismo e a violência extremista.

"Os dois líderes concordaram que o terrorismo e o extremismo são problemas de escala mundial e devem ser combatidos mediante a intensificação da cooperação, no nível mundial e regional", afirmou o documento divulgado depois de um encontro entre Cameron e Zardari em Chequers (sul), segunda residência oficial do primeiro-ministro britânico.

Com esse objetivo, a ministra britânica do Interior, Theresa May, viajará no outono ao Paquistão. Cameron também aceitou um convite de Zardari para visitar o país "logo", disse o comunicado, sem dar mais informações.

A viagem de Zardari começou na terça-feira e terminará durante o fim de semana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página