Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2010 - 14h52

Lula oferece avião a Lugo para tratamento no Brasil

Publicidade

DA EFE, EM ASSUNÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu seu avião para trazer ao Brasil na próxima terça-feira seu colega paraguaio, Fernando Lugo, que vem a São Paulo para fazer exames depois de ter sido diagnosticado com um linfoma cancerígeno.

A informação foi confirmada hoje pelo médico de Lugo, Néstor Martínez, em entrevista coletiva.

Na quarta-feira, o presidente paraguaio passou por uma cirurgia em Assunção para a retirada de um gânglio na virilha cuja autópsia revelou a existência do linfoma.

Segundo seu médico, Lugo fará exames no hospital Sírio-Libanês de São Paulo para determinar se será submetido a quimioterapia. Os resultados dos testes ficam prontos 72 horas após sua realização.

Martínez disse que o presidente paraguaio pode voltar para Assunção na noite da quarta-feira ou na manhã de quinta-feira.

O médico também contou que os exames de Lugo serão enviados para a Universidade americana de Harvard.

Hoje, Lugo fez uma visita rápida ao Hospital Italiano de Assunção, onde foi operado, para fazer curativos.

Segundo a equipe médica que cuida do presidente e a ministra da Saúde paraguaia, Esperanza Martínez, que fez ontem o anúncio sobre o linfoma, a doença está em estágio inicial.

O médico particular de Lugo afirmou que, fora o linfoma, o governante está "muito saudável" e vai superar o problema "com o tratamento".

Ontem, a ministra da Saúde garantiu que Lugo manterá sua agenda normal de atividades e que os tratamentos médicos não limitarão suas funções no Executivo.

O vice-presidente paraguaio, Federico Franco, anunciou que retornará antecipadamente da Colômbia, onde participa hoje da posse de Juan Manuel Santos na Presidência, para assumir interinamente a chefia de Estado durante a ausência de Lugo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página