Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2010 - 01h02

EUA nomeiam primeira mulher diretora de agência de inteligência

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

A engenheira Letitia Long se tornou nesta segunda-feira a primeira mulher na história dos Estados Unidos a dirigir uma agência de inteligência ao assumir a direção da NGA (Agência Nacional de Inteligência Geoespacial, na sigla em inglês).

Long, 51, vai liderar uma das 16 agências de espionagem para o controle da segurança dos EUA.

Durante a cerimônia oficial, na qual Long assumiu seu novo cargo, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, elogiou seu trabalho como vice-secretária adjunta de Defesa para inteligência e seu papel como vice-diretora da Agência de Inteligência em Defesa.

"Estou feliz de ter a oportunidade de seguir servindo ao nosso país, não só a NGA e seus profissionais, mas também aos nossos parceiros e colegas da comunidade de inteligência dos Estados Unidos e da comunidade internacional", disse a engenheira em seu discurso.

Long começou sua carreira civil na Marinha, em 1978, como engenheira de projetos na formação do Centro de Pesquisa David Taylor.

Em seus 32 anos de carreira profissional, Long dedicou 16 deles à inteligência como diretora adjunta da Agência Naval, subsecretária de Defesa para Inteligência e, mais recentemente, como vice-diretora da Agência de Inteligência em Defesa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página