Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2010 - 09h26

Homem-bomba mata ao menos um em ataque na capital do Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos uma pessoa morreu nesta terça-feira no ataque de um homem-bomba na entrada de uma pensão para estrangeiros em Cabul, capital do Afeganistão.

Os relatos ainda são divergentes e a agência de notícias Reuters fala em ao menos três mortos.

"Sabemos que ao menos um terrorista suicida tentou entrar na pensão. Foi preso por um segurança e acionou seu cinturão de explosivos. O homem-bomba e o segurança morreram", afirmou um policial local.

A explosão ocorreu às 15h30 no bairro de Taimani, segundo o porta-voz do Ministério do Interior, Zemeri Bashary, que não soube dar mais detalhes. "Houve mortes, mas não seu quantas pessoas ou se eram afegãos ou estrangeiros".

Uma outra versão aponta que o ataque foi perpetrado por dois homens-bomba em uma área residencial de Cabul. Não se sabe, contudo, se este segundo terrorista chegou a se explodir.

A capital do Afeganistão é fortemente vigiada, mas ainda sim alvo de vários ataques de insurgentes.

Em um dos mais graves incidentes, insurgentes mataram ao menos 14 pessoas, a metade estrangeiros, no coração de Cabul em fevereiro passado. Desde então, o governo aumentou o número de postos de checagem no que chamam de "anel de aço" em torno da capital.

Nesta terça-feira, a ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou que 1.271 civis foram mortos e 1.997 ficaram feridos entre janeiro e junho de 2010, 31% a mais do que no mesmo período do ano passado.

O levantamento indicou ainda que membros do Taleban e de outros grupos insurgentes foram responsáveis por 76% dos mortos ou feridos, enquanto nos primeiros seis meses do ano passado essa proporção foi de 53%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página