Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2010 - 13h38

Rússia mobiliza defesa aérea para proteger rebeldes da Geórgia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Rússia mobilizou sistemas de defesa aérea S-300 nas regiões separatistas da Abkházia e Ossétia do Sul, na Geórgia, para proteger as autoridades dos territórios, disse o general Alexander Zelin, comandante da força aérea russa.

A Rússia é um dos poucos países a reconhecer a independência da Abkházia e da Osssétia do Sul, duas regiões separatistas da Geórgia. Em agosto de 2008, a Rússia invadiu a região para defender as províncias de um ataque da Geórgia.

"A tarefa desses sistemas de defesa aérea não é apenas cobrir os territórios da Abkházia e Ossétia do Sul, mas também evitar violações aéreas de suas fronteiras estatais e destruir qualquer veículo que penetrar ilegalmente em seu espaço aéreo, qualquer que seja o objetivo da missão", disse Zelin.

A Geórgia reagiu imediatamente, acusando Moscou de "fortalecer sua imagem e papel como país ocupante". "Mostra [...] não apenas que a Rússia não pretende retirar suas tropas da Abkházia e da Ossétia do Sul, mas que está de fato fortalecendo seu controle militar sobre esses territórios', disse à Reuters Eka Tkeshelashvili, secretário do Conselho Nacional de Segurança da Geórgia.

As duas regiões rebeldes estão fora do controle da Geórgia desde o início dos anos 1990.

Depois do confronto de 2008, a Rússia reconheceu os dois territórios como Estados independentes, fortalecendo seu controle sobre eles e assinando acordos para construir bases militares permanentes nessas regiões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página