Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2010 - 10h06

ONU chega a Gaza para verificar situação pós-guerra Israel-Hamas

Publicidade

DA EFE, EM JERUSALÉM

Um grupo de analistas da ONU (Organização das Nações Unidas) chegou neste sábado a Gaza para verificar a aplicação das conclusões da comissão Goldstone, que apurou os possíveis crimes de guerra cometidos por Israel e o Hamas durante a última guerra no local.

A comissão de especialistas independentes chegou à faixa pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, informou o vice-ministro de Assuntos Exteriores do governo do Hamas em Gaza, Ahmed Yousuf, segundo a agência independente palestina "Maan".

"A comissão controlará e avaliará, tanto no lado israelense quanto no palestino, os procedimentos legais empreendidos depois do relatório Goldstone, para garantir credibilidade e transparência às investigações", disse Yousuf.

A comissão Goldstone, nomeada pelo juiz sul-africano que a liderou, Richard Goldstone, acusou de crimes de guerra Israel e o movimento islâmico Hamas durante a chamada "Operação Chumbo Fundido", entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

Nessa guerra, morreram 1.400 palestinos --grande parte de civis e um número elevado de crianças e adolescentes-- e 12 militares israelenses.

A comissão Goldstone recomendou ao Conselho de Segurança da ONU que assegurasse que as duas partes deveriam adotar as sanções legais contra os responsáveis. Em caso de não o fazerem, a comunidade internacional teria de fazê-lo.

O grupo de analistas que chegou a Gaza para verificar o cumprimento destas recomendações está formado por juristas, diz a agência palestina, e se reunirá com membros da sociedade civil, representantes da ONU e de ONGs, assim como vítimas que prestaram depoimento diante da comissão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página