Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2010 - 12h12

Aliança suspende diálogo com premiê por coalizão de governo no Iraque

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A aliança política Al Iraqiya anunciou nesta segunda-feira que suspendeu o diálogo para formação de um governo de coalizão com a aliança Estado de Direito, do primeiro-ministro Nouri Al Maliki. O gesto diminui ainda mais as chances de uma saída ao impasse político no Iraque, que continua sem um governo efetivo cinco meses após as eleições.

A porta-voz da Iraqiya, Maysoon Al Damluji, disse que as negociações, que sempre foram mais tentativas do que oficiais, foram interrompidas como retaliação às acusações do premiê de que a Iraqiya representa os sunitas.

"Nós exigimos que ele peça desculpas, não à Iraqiya, mas aos apoiadores da Iraqiya que votaram por um projeto nacional e não por um projeto sectário", disse Damluji.

Damluji afirmou ainda que o partido não abriga extremistas. A aliança, do ex-primeiro-ministro Ayad Allawi, é integrada por políticos xiitas laicos e dirigentes de partidos sunitas.

O Iraque, país marcado pela profunda divisão entre sunitas e xiitas, não conseguiu ainda formar uma coalizão para constituir um Gabinete após as eleições legislativas do dia 7 de março --nas quais a Al Iraqiya obteve 91 dos 325 assentos do Parlamento, enquanto o grupo de Al Maliki ganhou 89 e a Aliança Nacional Iraquiana (ANI), 70.

A ANI, dirigida por Amar al-Hakim e de marcada personalidade xiita, e o grupo de Al Maliki, formaram em junho passado uma aliança para criar um bloco de maioria no Parlamento que conseguiu reunir 159 legisladores, quatro cadeiras abaixo da maioria absoluta.

No entanto, no dia 1º de agosto, a ANI anunciou que congelava o diálogo, já que rejeitava que Al Maliki pudesse ser candidato a chefe de Governo.

A Câmara está formada desde 13 de junho, mas sua primeira sessão, na qual deve ser escolhido o primeiro-ministro, o chefe do Parlamento e o presidente do país, está adiada indefinidamente devido à falta de consenso sobre os candidatos que devem ocupar os cargos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página